|Resenha| Jogos Vorazes

Título Original: The Hunger Games
Autora: Suzanne Collins
Páginas: 397
Editora: Rocco
 Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
 Encontre o Livro: Skoob | Saraiva | Submarino

 Sim, finalmente li Jogos Vorazes! Sério, me sentia um ET por nunca ter lido ou visto o filme. Ainda mais eu, que sou viciada em distopias. Agora posso falar o que acho.

 No primeiro livro da trilogia, conhecemos Katniss, uma garota doce que ama sua irmã acima de tudo. Com a mãe doente e depressiva e o pai morto nas minas de carvão, Prim é tudo que lhe restou. Ela também pode contar com Gale, seu melhor amigo, que a ajuda sempre que precisa.
 A vida de Katniss é tão tranquila quanto possível, afinal ela já se acostumou com a vida triste que tem, de pobreza e uma certa solidão. Isso muda quando ela acaba sendo uma dos escolhidos para lutar nos Jogos Vorazes, que ocorre uma vez por ano, onde um casal de cada distrito é obrigado a jogar contra outros para garantir sua sobrevivência e o reconhecimento do seu povo. É sua chance de mudar não só sua vida, mas a de toda Panem. Isso se ela sobreviver.
 Enfim, Katniss é escolhida junto com Peeta, até então um (nem tão) desconhecido para lutar por seu distrito.

 Então, a ação começa.
 Depois de alguma preparação, os dois são jogados numa selva com outros jovens de todos os tamanhos, criações e diferentes motivos para estarem ali. É hora de dar começo a um jogo não só de interesses mas também sobrevivência. Um jogo cheio de sangue, ação, surpresas e com apenas um vencedor.

 E que os jogos comecem!

 Gostei da proposta de Suzanne Collins. O universo que a autora criou é bem interessante. Os Estados Unidos sumiram para dar lugar a Panem, uma nação divida entre doze distritos, cada um com suas próprias características e fonte de renda. O distrito doze, por exemplo, tem o carvão como base. Tudo bem típico de uma distopia.

 Sobre os personagens... Não gostei tanto da Katniss. Apesar de ela ser muito corajosa, e fazer de tudo para proteger quem ama, achei que em alguns momentos ela foi muito egoísta, muito focada em si própria e em como era vista lá fora. Ela também é muito indecisa. Fica se perguntando sempre o que deve fazer, qual a escolha certa e blá blá blá.
 Já sobre o Peeta, gostei bastante dele, tem todo aquele jeito de bom moço apaixonado e herói. Mas também achei que ele foi muito inocente algumas vezes.

 Apesar de ter gostado da história, não achei tudo o que falam (é agora que vocês me perseguem com tochas e facões). Achei algumas falhas na escrita da autora, e o final não me agradou tanto. Por isso fiquei entre três e quatro estrelas.
 Mesmo assim, vou dar uma chance para os outros dois livros e finalmente tirar minhas conclusões sobre a série. Mas pelo que já ouvi, acho que vou gostar.

★ ★ ★ ★ 

Já estão participando do Top Comentarista de Abril?


24 comentários:

  1. aaaah, minha distopia favorita!
    Muitos outros livros chegaram perto de serem tão bons, mas nenhum superou HAHA
    é uma grande pena que você não tenha se deliciado com essa leitura como eu :/
    mas enfim!
    beijos

    Livro de Capa Dura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha
      Pena mesmo, mas vai de gosto né? Eu amo distopias também. Quem sabe no próximo eu não me convença?
      Beijos.

      Excluir
  2. Eu só vi os filmes, gostei mais do 01 que do 02...achei praticamente a mesma coisa... enfim... tentei comprar os livros para ler, mas com o sucesso da versão cinematográfica os preços subiram muito então não dá, não gosto de ser roubada...Então não comprei. Quando o filme 03 sair no cinema vou ver para fechar, mas não sei se leio a trilogia...
    Pelo menos no filme acho a Katniss meio chatinhas as vezes kkkk
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, tá bem caro mesmo. Eu li emprestado, quem sabe você também não consiga?
      Também achei isso dela no livro hahahahah
      Beijos!

      Excluir
  3. Geralmente quando falam muito a respeito de um livro/filme, eu sempre corro atrás para saber o porquê de ser tão falado. Essa trilogia não me despertou interesse. Não sei se é porque conheci pelo filme (que ainda não assisti) e porque no mesmo tem a J-Law (atriz que não gosto) e isso só me desanimou mais ainda. A sinopse/proposta do livro é até interessante, distopias costumam chamar bastante atenção, mas não sei se leria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho isso das distopias, e também gostei da proposta, mas fiquei um pouco decepcionada. Então se você não está animado pra ler, acho melhor nem tentar. Mas claro, isso vai de pessoa pra pessoa.
      Beijos!

      Excluir
  4. É uma pena que vc não tenha gostado tanto assim :z eu amei e é minha distopia favorita tbb. Mas n pare de lê-la nãao. Em chamas é ainda melhorr.
    Espero que vc acabe gostando tb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouvi dizer que os outros são melhores mesmo.
      Vou tentar.
      Beijos!

      Excluir
  5. Sou super hiper mega fã de distopia e gosto muito de Jogos Vorazes.
    Esta não é a minha distopia favorita mas foi o primeiro livro (trilogia) que li do gênero.
    Ler esse livro ouvindo a trilha sonora do filme é tudo de bom, as musicas se encaixam em várias cenas.
    Bjokas
    http://nerdworldofgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tinha experimentado fazer isso, vou correr atrás da trilha sonora então.
      Também AMO distopias <3
      Beijos!

      Excluir
  6. Eu já li o primeiro livro e pretendo ler novamente para poder ler os outros dois é uma pena que não tenha gostado, eu simplesmente amei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, vai de pessoa mesmo.
      Espero que também goste dos outros dois!
      Beijos.

      Excluir
  7. Eu amo distopias haha

    E concordo com o que vc disse com relação à Katniss, também não suporto ela. Mas também não suporto o Peeta. Ele é muito chato, com essa paixãozinha e tal...

    Meu char preferido é o Gale hehe
    Acho que eu meio que me identifico com ele, apesar dele ser um char masculino (mas pra frente na série vc vai ver como ele é legal *_*)..

    Anyway... bjbj

    ResponderExcluir
  8. Eu amooo o filme acho muito bom msm!!!
    Mais nunca tive a oportunidade de ler o livro, mais confesso que fico meio receosa de ler, e acabar com minha admiração pelo filme... Mais quero lê-lo sim *--*
    é uma pena vc não ter gostado *--*

    ResponderExcluir
  9. Ahhh :o! Eu que estou me sentindo um ET agora, nunca li Jogos Vorazes e acho que nunca vou ler, porque já vi tanto spoiler que sei quem é que morre em cada livro, mas eu assisti os filmes e adorei a estória, todo mundo diz ser maravilhosa, e você também diz isso :D!

    Quem sabe daqui a alguns anos, quando eu já tiver me esquecido de todos os spoiler eu não leio :)!

    ResponderExcluir
  10. Bela resenha, eu já li os dois primeiros volumes da trilogia e assisti aos filmes, que são muito bons. Ainda não tenho o terceiro livro e por causa disso não tenho entrado muito no facebook para evitar spoiler, odeio spoiler >.<!!! Continue a ler a trilogia, o segundo livro é incrível *-*.

    ResponderExcluir
  11. Como assim você não gostou? :o, eu respeito sua opinião, é claro, mas tipo, essa é a minha série preferida! Eu amo esses livros e os filmes deles são as melhores adaptações eu já tive o prazer de assistir, sério, amo, amo, amo muito esses livros. Se eu tivesse uma estante (que não tenho), colocaria esses livros bem na frente, em cima de um pedestal e deixava eles abertos nas páginas com os quotes que mais amo. Sério, eles são demais!

    ResponderExcluir
  12. Concordo com você guria!! Li e não gostei muito desse livro, eu até que gostei da Katniss, mas o Peeta é um chato de galocha. Realmente não é tão incrível quanto as pessoas dizem, é bom, regular, mas não acho maravilhoso! Eu desiste de ler essa trilogia, não foi feita para mim, mas eu ainda assisti os filmes lançados e também vou assistir os filmes do terceiro livro, acho eles melhores que a série escrita.

    E continue assim garota, critique esses livros modinhas, pois tem muita gente que fala bem deles só para não se sentir o único que não gostou. Parabéns ;-)

    ResponderExcluir
  13. adorei sua resenha , eu tenho muita vontade de ler este livro ! porque com o filme eu comecei a assistir não entendi nada , mas está muito caro os 3 livros , vou tentar comprar os 3 espero que eu goste pois eu li vários comentários positivos *--*

    ResponderExcluir
  14. Já estou é com trauma desse livro, rsrs. Eu comprei ele na Saraiva no dia de uma promoção, eu paguei e esperei duas semanas para depois receber um e-mail dizendo que o meu pedido foi cancelado >.<, tudo bem, recebi o meu dinheiro de volta, mas depois eu comprei pelo submarino o box e simplesmente chegou aqui em casa todo amassado (revolts), mas fazer o que, né? Eu tenho a trilogia como já disse, mas ainda não li eles, espero não me decepcionar...

    ResponderExcluir
  15. Vixi, vai ser difícil falar sobre esse livro aqui kkkkk. Eu já não sou uma adolescente, então não leu muitos livros nesse estilo, eles são para os jovens! Mas já ouvi falar muito bem deles e da autora, mas eu acho que estão engrandecendo demais essa trilogia, mas como nunca li, nem vou dizer nada. Bjs

    ResponderExcluir
  16. Eu me sinto uma ET kkkkk Pois ainda não conheço a série, nunca li nenhum dos livros nem assisti ao filme, tenho vontade de ler os livros, mas não estou podendo comprar mais nada no momento kkkk' Mas enfim, gostei da sua resenha, ficou ótima, espero um dia ter a oportunidade de ler e conhecer essa série que muita gente fala tão bem, e também conhecer a tal da Katniss que enlouquece todos os fãs e faz eles amarem ela de forma extraordinária kkkkk

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir
  18. Jogos Vorazes é a minha série distópica favorita. Apesar de gostar bastante do primeiro livro, a terceira obra, A Esperança, é a minha favorita.
    Uma pena você não ter gostado tanto. Continue lendo a série. Tenho certeza que você vai se surpreender.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe um comentário!