|Resenha| Cidade das Almas Perdidas

Título Original: City of Lost Souls
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera
Nº de Páginas: 434
 Quando Jace e Clary voltam a se encontrar, Clary fica horrorizada ao descobrir que a magia do demônio Lilith ligou Jace ao perverso Sebastian, e que Jace tornou-se um servo do mal. A Clave decide destruir Sebastian, mas não há nenhuma maneira de matar um sem destruir o outro. Mas Clary e seus amigos irão tentar mesmo assim. Ela está disposta a fazer qualquer coisa para salvar Jace, mas ela pode ainda confiar nele? Ou ele está realmente perdido?



 Encontre o Livro: Skoob | Saraiva | Submarino

 Ela está de volta por aqui, meus amigos. Uma das melhores escritoras do século (na minha humilde opinião). Já estava com saudades da tia Cassandra Clare e morrendo de ansiedade pra ler Cidade das Almas Perdidas, quinto (e penúltimo) livro da série Os Instrumentos Mortais. Confesso que não sabia mais o que ela poderia colocar a mais na história, e mais uma vez fui surpreendida.

 A história começa duas semana após o livro anterior, com Jace ainda desaparecido após o ocorrido com Lilith. Esse começo foi num ritmo um pouco mais lento, não entediante, mas a história demorou um pouco pra engrenar.
 Clary já não se aguenta mais de preocupação quando ele finalmente aparece. Mas algo está diferente, ele parece frio, distante, como nunca, e amigo de Sebastian, algo que antes nunca seria possível.
 Jace estava olhando para ela, e tudo nele era tão familiar - as íris douradas dos olhos, a cicatriz na bochecha, o lábio inferior carnudo, a singela lasca no dente que impedia que sua aparência fosse perfeita ao ponto de ser irritante - e, no entanto, era como voltar a uma casa onde vivera na infância, sabendo que o exterior podia ser idêntico, mas que lá dentro havia uma família nova.
 Pág. 312
 Então Clary decide fazer a única coisa que passa por sua cabeça. Fugir com os garotos para tentar descobrir os planos de Sebastian e o que aconteceu com Jace. E a situação parece pior do que pensava. Ela descobre que os dois não são simples amigos, eles estão ligados por um laço misterioso. Jace está subjugado a Sebastian, fazendo suas vontades. O que um sofre o outro sofre. Corte um e o outro sangra.
  Mas os mistérios não acabam por ali. Isso na verdade parece ser apenas a ponta do iceberg, algo muito maior e mais sombrio está por vir e as coisas já parecem estar fora do controle. Será tarde demais para lutar por seu amor e todo o resto da humanidade?

 Uma coisa nova que eu adorei é que nesse livro a autora explorou muito mais os personagens secundários, tirou um pouco (eu disse só um pouco) o foco de Jace e Clary e deu espaço para personagens novos (e alguns nem tão novos assim) como Magnus, Isabelle, e meu mais novo ship favorito: Maia e Jordan, o casal de lobisomens que é impossível não amar.
 Outro personagem que também teve muito destaque foi o Sebastian. Até então sabíamos muito pouco sobre ele, desde sua aparição em Cidade de Vidro, mas como aparece o livro todo, acabamos descobrindo várias coisas sobre ele. Sabe aquele vilão que você acaba amando, então. Sebastian é tão mal, mentiroso, vingativo, sedento de poder, mas ao mesmo tempo parece carente e solidário. E aí fica a pergunta: Será que toda essa maldade é medo disfarçado, reflexo de seu passado com Valentim? Será que ele é assim pois é a única forma que enxerga a vida graças ao pai, ou simplesmente não presta?

 Além disso, Cassandra Clare ainda continua com a escrita intensa que te prende até a última página. A história parece que evoluiu, cresceu com os personagens e os próprios leitores, com cenas mais românticas e quentes, mais assuntos "polêmicos" como homossexualidade... Acho que tudo isso só deu um toque a mais à leitura.

 Se preparem, o final do livro é incrível. Você termina a última frase tipo: "Não acredito nisso!". É galera, o último livro da série promete!