Goodbye, School!




 Essa semana meu dia tão esperado por anos finalmente chegou, a tão sonhada formatura, depois de onze anos de sofrimento, de pesquisas e pesquisas, trabalhos, lições de casa sem sentido... Mas junto com a felicidade de ter acabado, vem uma sensação estranha e inesperada de vazio.
 Você pode reclamar, mas acredite: você vai sentir saudades do colégio. Saudades de ter uma rotina leve, de xingar os professores quando eles te dão bronca por "nada". Você vai sentir falta até mesmo daquela garota metida e mimada que senta na sua frente e só sabe falar de sapatos.
 E o pior: você vai sentir saudade dos seus professores te guiando, da segurança que a escola te traz.

 Você sempre se lembrará da escola, porque foi uma das etapas mais importantes da sua vida. O frio na barriga antes daquela prova de matemática, aquele mico que pagou na frente da sala toda, aquele garoto mais velho que você achava bonitinho, mas nem te dava bola... As brigas e risadas com seus amigos. Aquele professor que te dava broncas, mas que no fundo você gostava.
 Lá você teve os melhores e piores momentos da sua vida. Se orgulhará e se arrependerá de muitas coisas. Vai querer que alguns dias se repitam, e que outros nunca tivessem acontecido.
 Mas apesar de tudo isso, eu gostaria que tudo não tivesse passado tão rápido. Você pisca o olho e já passou o fundamental, você pisca de novo, e já está no terceiro ano no ensino médio. Pisca novamente e já está se despedindo dos amigos que te acompanharam por longos 11 anos da sua vida. Passa rápido! Acho que deveria ter aproveitado o conselho dos mais velhos e ter aproveitado mais cada momento, não ter dado importância para coisas tão pequenas.

 Agora é cada um por si. Você verá seus amigos uma vez por semana (se tiver sorte) e estará tão atolado com trabalho, faculdade ou cursinho, que só vai querer descansar no tempo livre.

 Agora vem aquela insegurança de ser jogado em um mundo completamente desconhecido, com responsabilidades, com a pressão de se decidir o que se quer ser para o resto da vida. Agora podemos tudo, podemos finalmente realizar nossos sonhos e sermos quem queríamos desde que éramos pequenos ou então finalmente descobrir quem queremos ser. É tempo de se arriscar, de aproveitar esse mundo de inúmeras possibilidades, ir na tentativa e erro até descobrir, sem pressa, afinal somos tão jovens...

 Eles dizem que a escola é a melhor época das nossas vidas. Eu não concordo, acho que o tempo que passamos na escola é na verdade do que uma preparação pro mundo lá fora. A vida começa agora.
 A escola é a escola, ela quer que acabe logo, mas tem medo de que acabe, porque aí vai ter que pensar no que vem pela frente.
 Todo Dia - David Levithan
Quando tínhamos cinco anos, perguntavam o que queríamos ser ao crescermos. Respondíamos coisas do tipo astronauta, presidente. Ou no meu caso, princesa. Quando tínhamos dez anos, perguntavam de novo. Respondíamos astro do rock, caubói. Ou no meu caso, medalhista de ouro. Mas agora que crescemos, querem uma resposta séria. Bem, que tal está? “Sei lá!”. Não é hora de tomar decisões difíceis e rápidas. É hora de cometer erros. Pegar o trem errado e ficar preso em algum lugar. Apaixonar-se. Muitas vezes. Especializar-se em Filosofia, pois não dá para ganhar a vida com isso. Mudar de idéia e mudar de novo, porque nada é permanente. Cometam todos os erros que puderem. Assim, um dia, quando perguntarem o que queremos ser, não precisaremos adivinhar. Saberemos.
 Eclipse - Stephenie Meyer