|Tag| Livros x Emoções



Mas olha só quem resolveu aparecer depois de exatamente vinte dias sem atualizar o blog...
Sim, eu mesma, nem vou tentar me desculpar de novo, só sei que não está fácil essa nova vida de pessoa trabalhadora/estudante.... Mas continuo tentando.
 Escolhi fazer uma tag que já vi em vários blogs e acho super legal, que se chama Livros x Emoções e foi criada pelo blog americano Padfoot And Occasionally Prongs e traduzido para o português pela Tati Feltrin, do vlog Tiny Little Things. A tag consiste em dez perguntinhas, vamos lá?

Perguntas:


Que livro fez você se sentir...

...feliz?

Anna e o Beijo Francês me deixa feliz primeiro porque comprei em uma viagem super deliciosa que fiz com a minha família. Depois por causa da história em si, que se passa em um lugar que sonho em conhecer e também pela escrita da autora, que é maravilhosa. É leve, engraçada, romântica e com um toque de drama ao mesmo tempo, e te deixa com aquele gostinho de quero mais.







...triste?

A história de A Menina que Roubava Livros é tão emocionante e aconteceu em uma época tão triste, é impossível não pensar em como as pessoas sofreram na era do nazismo.  Desde o começo da história, sabemos qual será o final, pois o narrador, ou seja, a Morte deixa bem claro que não gosta de suspense, mas isso não muda a intensidade dos acontecimentos no decorrer do livro. E o pior é ver Liesel enfrentando tudo isso com seu jeito doce e inocente.
 De cortar o coração.


...nervosa (com raiva)?


 Sabe a vontade que você tem de pegar um livro e jogar pela janela? Eu nunca tinha experimentado essa sensação até ler Aconteceu Em Paris.
 Ao contrário de muita gente, eu não gostei nenhum pouco da história. Juro que tentei caçar alguns pontos positivos mas não consegui. O humor da autora não me ganhou. Achei a personagem principal insuportável, completamente fútil, infantil e dramática. A história também poderia ter acontecido aqui na minha cidade que não teria diferença, já que a autora só cita alguns pontos turístico, mas sem descrição nenhuma, então pra quem não conhece Paris é a mesma coisa que nada.




...nostálgica?

Sim, Crepúsculo me deixa nostálgica,  podem rir. Além de ser o livro responsável pelo meu vício,  ele também esteve muito presente na melhor fase na minha vida, que foi meu ensino fundamental, em que conheci pessoas maravilhosas e aproveitei ao máximo minha fase adolescente fangirl.









...assustada?

É muito difícil eu me assustar com um livro,  mas Joe Hill conseguiu. A narrativa do autor é tão detalhada e tensa, que me senti vendo um  filme de terror mesmo... E dos bons. Seus personagens são fantasmas, cachorros sangrentos, e os cenários casas geladas, cemitérios... Tudo de arrepiar.








...surpresa?

Não adianta gente, eu vou tentar encaixar Como Eu Era Antes de Você em todas as tags, porque como vocês sabem, é meu favorito.
O melhor mesmo é que eu não esperava nada dele e quando vi não conseguia largar e não queria que acabasse...
 Não é apenas mais uma história triste a la Nicholas Sparks, é uma história com conteúdo, que te ensina alguma coisa, te faz se sentir na pele dos personagens, te faz rir e chorar. É uma lição de vida.




...desapontada?

Eu AMO a série de TV The Carrie Diaries, mas infelizmente o livro não tem nada a ver.
 Senti falta de todo o glamour que é o ponto alto da série, o livro relata a vida de Carrie antes de Nova York, ou seja, ela ainda é uma garota normal e mimada, com uma vida sem graça, e isso me desanimou muito.








...angustiada, aflita, agoniada...?

Garotas de Vidro é um drama que trata de distúrbios alimentares, narrando a rotina de Lia, que luta contra a anorexia e ainda tem que descobrir o verdadeiro motivo da morte de sua melhor amiga.
 Confesso que em algumas horas fiquei meio angustiada e com muita dó da Lia, porque ela tenta melhorar, mas a doença parece ser mais forte que ela, e essa luta interna é tão bem contada, que chega a doer na gente, ainda mais por saber que existem pessoas que sofrem mesmo com esses problemas.
 Como se não bastasse isso tudo, como o livro é narrado por Lia, temos uma visão bem clara de sua mente perturbada, ela faz várias metáforas com sangue, pássaros mortos e fantasmas.


...confusa?

 E por último, um livro que me deixou confusa foi Wake, da autora Lisa McMann.
 A história é muito datada. A cada parágrafo temos uma data e horário diferente e às vezes, até algumas datas de muito tempo atrás, para mostrar como os problemas de Janie começaram, isso acaba deixando a narrativa confusa, ainda mais para pessoas como eu, que são péssimas para guardarem datas e horários.
  Aliás, esse não foi o único pecado da autora, dá pra ver que em vários pontos ela se perde no decorrer da história, quer falar algo mas se confunde e nos deixa mais confusos.
 Wake tem enredo e personagens que tinham tudo pra dar certo, só não é a história perfeita por causa da autora mesmo.


 Bom, essas foram as minhas respostas. Espero que tenham gostado. Se quiserem responder a tag, sintam-se a vontade, mas não se esqueçam de dar os devidos créditos e me mostrar suas respostas, adoraria conhecer novas opiniões.
 Mas uma vez, desculpa pela meu sumiço, estou quase me acostumando.
 Até a próxima!