|Resenha| The Walking Dead - A Ascensão do Governador

Título Original: The Walking Dead - Rise of the Governor
Editora: Galera
Autores: Robert Kirkman e Jay Bonansinga
Páginas: 361

No universo de The Walking Dead não existe vilão maior do que o Governador, o déspota que comanda a cidade de Woodbury. Eleito pela revista americana Wizard como "Vilão do ano", ele é o personagem mais controvertido em um mundo dominado por mortos-vivos. Neste romance os fãs irão descobrir como ele se tornou esse homem e qual a origem de suas atitudes extremas. Para isso, é preciso conhecer a história de Phillip Blake, sua filha Penny e seu irmão Brian que, com outros dois amigos, irão cruzar cidades desoladas pelo apocalipse zumbi em busca da salvação. Originalmente, The Walking Dead é uma série de quadrinhos publicada desde 2003 e vencedora do Eisner Award. Em 2010, os quadrinhos foram adaptados para o seriado homônimo The Walking Dead já bateu diversos recordes de audiência nos Estados Unidos e foi finalista em várias categorias no 68º Golden Globe Awards, incluindo Melhor Série Dramática de TV. 

 Encontre o livro: Skoob | Saraiva | Submarino

 Todo mundo sabe que The Walking Dead é uma das minhas séries favoritas, então estava muito ansiosa pelo livro. Agora vamos ver o que eu achei.

 Se você assistiu todos os episódios, conhece muito bem o Governador, esse personagem polêmico e cruel. Mas é verdade que ninguém sabia o passado dele... Até agora.
 No livro, encontramos Philip Blake, que junto com dois amigos, seu irmão e sua filha Penny, lutam para sobreviver e entender o que está acontecendo logo nos primeiros dias após o apocalipse zumbi. Ninguém sabe o que aconteceu, mas isso não importa. Não ser mordido é prioridade.

 Logo no começo, já vemos o Governador da série, fazendo tudo que for preciso para manter as pessoas que ama à salvo. É muito legal ver tudo que ele sofreu até se tornar uma pessoa tão cruel.

 -Nós vamos sobreviver a esse pesadelo, e vamos fazer isso nos transformando em monstros piores que eles, está me entendendo? Não existe mais filosofia, não existe misericórdia, não existe perdão. Agora somos só nós e ele e tudo que eles querem é nos devorar. E por isso nós é que vamos devorar os zumbis.
 Pág. 119

 Uma coisa que me chamou muito a atenção foi o carinho do Phillip com sua filhinha, Penny. Mesmo sendo um grande vilão, basta ele olhar pra ela para sentirmos um pouco de humanidade dentro dele.

 Ele nunca amou ninguém a não ser essa garota. Até Sarah, a quem adorava,vinha em segundo lugar. Seu amor por Sarah - como o de todas as pessoas casadas - era complicado, fluido e condicional. Mas na primeira vez que viu a menininha, um pacotinho recém-nascido, há sete anos e meio, aí sim ele aprendeu o que é o amor.
 Pág. 224

 A história se baseia em terror e drama psicológico. É um tema denso com narrativa densa e descritiva (o que é muito bom, adorei a narrativa), com linguagem forte e cenas nojentas. Isso acaba tornando o livro pesado, demorei bastante pra ler. E é por esse motivo que eu não recomendo pra quem tem estômago fraco ou não está acostumado com cenas de assassinato, corpos em decomposição, violência extrema e por aí vai...

 O mais legal é o livro focar na relação entre os sobreviventes, seus sentimentos, seus dramas, ao invés da praga em si, o que o tira completamente do clichê.

 Uma coisa que me deixou muito chocada (MUITO mesmo) foi o final, a gente descobre o maior segredo do Governador, algo que ninguém esperava, e não posso dizer que eu gostei, foi meio sem sentido. Chocante, mas sem sentido pra quem assiste a série.

 Sobre a diagramação da Galera, confesso que me decepcionei (e me irritei) bastante pela falta dos travessões em 90% do livro, o que deixava muitas frases difíceis de entender, eu não sabia se era fala ou não. E as letras também vieram um pouco apagadas.

 No geral, se você é fã da série, acho que vale a pena dar uma chance. No meu caso, eu prefiro a série, mas os dois são muito bons. Afinal, é The Walking Dead ♥


★ ★ ★ ★