|Resenha| Delírio

Título Original: Delirium
Autora: Lauren Oliver
Nº de Páginas: 443
Editora: Intrínseca
 Para erradicar definitivamente o amor e garantir o bem-estar da população, todos os cidadãos, ao completar dezoito anos, passam por um tratamento obrigatório fornecido pelo governo. Depois, livres do mal, jamais irão experimentar o gosto amargo do sofrimento - e tampouco os sabores fortes da euforia, do arrebatamento, da paixão.




Encontre o Livro: Skoob | Saraiva | Submarino

 Delírio é o primeiro livro da trilogia de mesmo nome da autora Lauren Oliver, e acontece em um futuro não muito distante, em que o governo controla absolutamente tudo e o amor é considerado uma grave doença, que leva as pessoas à loucura. E é por isso que o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completarem dezoito anos. Lena Haloway espera ansiosamente por esse dia, afinal só pensar na doença amor deliria nervosa já lhe dá arrepios. Mal vê a hora de se ver completamente livre, com uma vida tranquila, planejada e sem dor.
 Mas então toda essa certeza vai por água abaixo quando Lena conhece Alex, um garoto curado que parece saber um pouco de tudo e a faz se sentir muito bem. E antes que ela perceba, o inesperado acontece e Lena se apaixona. Mas será que agora, depois de conhecer os sintomas do amor, ela ainda escolherá a cura?
 Dizem que antigamente o amor levava as pessoas à loucura. Isso sim é ruim o bastante. A Shhh também conta histórias sobre aqueles que morreram por causa de amores perdidos ou nunca encontrados, e isso é o que mais me assusta.
  É o mais mortal de todos os males: você pode morrer de amor ou da falta dele.
  Pág. 9
 Não sabia muito bem o que esperar do livro. Por ser distopia, esperava gostar, mas confesso que estava com um pé atrás. Como amo distopias, sou muito exigente com o gênero.
 A história começou meio morna, Lena parece uma adolescente medrosa que não pode nem pensar e sair de sua zona de conforto, mas com o tempo ela foi me conquistando, fazendo escolhas mais sábias. Alex também já me conquistou assim que apareceu: típico personagem de YA: fofo, atencioso, lindo, e disposto a fazer tudo pela garota que ama. Tem como resistir?
 Outra personagem que me ganhou foi a melhor amiga de Lena, Hana. Me identifiquei muito com ela em alguns momentos. Ela ama a amiga, é impulsiva e adora questionar tudo, inclusive o governo, o que pode acabar se tornando um problema.

 Em geral, adorei a história. O universo criado por Lauren Oliver foi me conquistando a cada capítulo. O único motivo de eu não ter dado cinco estrelas foram alguns detalhes do enredo. Em primeiro lugar, no começo o livro parece um pouco parado, morno. A autora se preocupa tanto em explicar como tudo funciona, que a história quase não anda, o que me deixou agoniada. Mas isso só acontece nas primeiras páginas. Também achei alguns deslizes na história, algumas contradições, nada muito relevante, mas que me incomodaram um pouco. Mesmo assim recomendo muito e estou ansiosa por Pandemônio, segundo da trilogia.

★ ★ ★ ★