|Resenha| Alma?

Título Original: Souless
Autora: Gail Carriger
Editora: Valentina
Nº de Páginas: 308
Série: O Protetorado da Sombrinha - Livro 1

 Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.
 E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.
 Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina?

 Encontre o livro: Skoob | Saraiva | Livraria Cultura

 Alma? se trata de um steampunk (gênero que eu amo e que já falei mais sobre ele aqui), e por isso eu estava muito animada pelo livro e me surpreendi, esperava algo muito diferente.
 A história se passa na glamurosa Londres vitoriana, cheia de carruagens, festas de gala, vestidos enormes, anquinhas, lobisomens, vampiros e fantasmas...
 Alexia Tarabotti não se encaixa em nenhum desses, apesar de usar os vestidos chiques e ir à festas, não passa de uma solteirona sem papas na língua, desprezada até mesmo pela família por sua origem italiana. Além de tudo, ela ainda é uma preternatural, ou seja, não tem alma, e tem o poder de neutralizar os poderes dos sobrenaturais através do toque.
“A Srta. Tarabotti não possuía alma para apreciar de verdade todas aquelas raridades. Entretanto, tinha noção suficiente de estilo para saber que estava rodeada por ele. O que a deixou nervosa. Arrumou o vestido, constrangida, pensando que talvez fosse considerado simples demais. Então, empertigou-se toda. Um solteirona singela e morena como ela nunca poderia competir com tamanha grandiosidade; era melhor tirar partido de seus pontos fortes. Estufou um pouco o peito e respirou fundo.”
 Pág.78
 Eu adorei o jeito da Alexia, adoro personagens irônicos, e ela é muito engraçada, tem sempre um comentário inesperado na ponta da língua. O livro todo é assim, você está num momento tenso, e então do nada, alguém fala ou pensa alguma coisa que te faz rir, gostei muito disso. Já o Lorde Maccon me conquistou com seu jeito estressado, mas super-protetor.

 Como o livro se passa numa época bem distante, a autora teve que descrever muitos detalhes, com uma linguagem mais difícil, o que foi bom pra nossa imaginação, mas ficou um pouco cansativo.

 Um romance sexy, viciante e divertido... Tudo na medida certa.

 Tenho que dar destaque pra Editora Valentina, pelo cuidado com o livro. O espaçamento é ótimo, a capa com verniz localizado é linda e a diagramação também ficou muito boa. Só não gostei mesmo da tradução do título....

 Estou bem ansiosa para a continuação dessa série no mínimo... diferente.

★ ★ ★ ★