|Resenha| A Garota Que Você Deixou Para Trás

Título Original: The Girl You Left Behind
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Nº de Páginas: 380
 Na França, em 1916, Sophie Lefévre precisa manter a família em segurança enquanto seu adorado marido, Édouard luta no front da Primeira Guerra. Quando ela é obrigada a colaborar com os oficiais alemães, sua casa se torna foco de terríveis conflitos. E, no momento em que o comandante da ocupação descobre o retrato de Sophie pintado por Édouard, tem início um complicado jogo de interesses, que vai levar a jovem a tomar uma decisão arriscada. Nos anos 2000 em Londres, o retrato de Sophie ocupa uma parede na casa de Liv Halston: um presente dado por seu marido pouco antes que ele morresse.  Um encontro inesperado revela o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Duas garotas separadas por quase um século estão juntas em sua determinação de lutar por aquilo que amam - custe o que custar.

 Encontre o Livro: Skoob | Submarino | Saraiva

 Em A Garota Que Você Deixou Para Trás, acompanhamos um pouco da vida de duas mulheres completamente diferentes. A primeira delas é Sophie Lefévre, esposa de um talentoso artista impressionista, Édouard. Os dois vivem uma bela história de amor até ele ter que partir para lutar no front da Primeira Guerra. Agora, Sophie é responsável por cuidar de seus irmãos mais novos e seus sobrinhos no velho hotel/restaurante da família, o Le Coq Rouge.
 Nesse período de guerra, os alemães invadem casas e confiscam bens de toda a França, e o vilarejo onde Sophie e sua família moram não demora muito a sofrer essas consequências, e quando o Le Coq Rouge é escolhido para ser o abrigo dos soldados, o quadro de Sophie chama muita atenção do comandante. A cada dia mais eles se aproximam através da única que têm em comum: o amor pela arte. Apesar de ela não querer se aproximar do inimigo, fará de tudo para garantir o alimento e a segurança de sua família, além da esperança de um dia reencontrar seu marido.
" [...] e tentava me lembrar de que havia um propósito nisso tudo: que a questão crucial da fé, é que ela precisa ser testada."
 Pág. 308
 Em paralelo, temos a história de Liv Halston, que vive em Londes nos anos 2000. Ela mora numa casa de vidro construída por seu marido David há quatro anos, pouco antes de ele morrer. Ela ainda não superou essa morte e se apega a poucas coisas na vida e na própria casa. Seu único objeto de grande valor sentimental é o quadro que ganhou de David em sua lua de mel.
 Um encontro inesperado revela o verdadeiro passado do quadro, seu valor e o que ele representa, e isso mostra a Liv que sua vida tem mais em comum com a garota do quadro do que ela pensa. Assim sua vida vira de cabeça para baixo e ela terá de lutar com todas as forças para não deixar que a única coisa a qual se apega também suma. Custe o que custar.

 Já perdi as contas de quantas vezes disse que Como Eu Era Antes de Você, da autora, foi meu livro favorito de 2013. E foi por esse motivo que fui com tantas expectativas ler A Garota Que Você Deixou Para Trás.

 A narrativa é dividida em duas partes: a parte do passado, narrada por Sophie em primeira pessoa; e a parte do presente conta a história de Liv em terceira pessoa, foi essa parte que eu achei um pouco confusa.

 Sobre os personagens: Apesar de gostar de Liv, achei ela um pouco conformista em alguns momentos, ela poderia ter mais garra. Também tive uma relação de amor e ódio com Paul, um personagem muito importante. Suas atitudes me deixavam louca da vida na maior parte do livro, apesar de ele ser um amor. E aí tem a Mo, uma amiga louca dos tempos de escola da Liv que vem ajudá-la a seguir em frente. Seu único defeito foi aparecer e sumir muito depressa.

 Resumindo, gostei do livro, achei super legal essa mistura de duas épocas completamente diferentes, e o desenvolver da história, de duas mulheres tão diferentes lutando para defender aquilo que amam. Mas infelizmente, por causa de todas essas coisas que comentei na resenha, tive que tirar uma estrelinha, porque esperava muito mais da autora... Não sei se algum dia ela vai superar Como Eu Era Antes de Você.

★ ★ ★ ★