Curiosidade Literária: Você sabe o que é Steampunk?

 Não faz pouco tempo, venho ouvindo esse termo por todos os cantos, que está causando uma boa movimentação na blogosfera literária, e resolvi correr atrás para descobrir do se trata e compartilhar com vocês a informação.



"Steampunk é um subgênero da ficção científica, ou ficção especulativa, que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990.  Baseado num universo de ficção cientifica criado por autores consagrados como Júlio Verne no fim do século XIX, ele mostra uma realidade espaço-temporal na qual a tecnologia mecânica a vapor teria evoluído até níveis impossíveis (ou pelo menos improváveis), com automóveis, aviões e até mesmo robôs movidos a vapor já naquela época."

 Como podemos ver, o SteamPunk não é nenhuma novidade, pois teve origem logo após a era da Revolução Industrial, onde tudo começava a acontecer de uma forma diferente e a tecnologia começava a ganhar forma  através das máquinas a vapor. Todas essas mudanças, combinadas com a criatividade dos autores, resultaram em obras incríveis, que misturam histórias do passado com a tecnologia atual.
 Recentemente, esse movimento está de volta e promete vir pra ficar! Não só para os livros, mas para o cinema, para artes e em várias outras áreas.

Quais os steampunks do momento?

Anjo Mecânico (Skoob | Resenha)

Através de Tessa Gray, uma jovem órfã de 16 anos, esta obra apresenta os Caçadores das Sombras da Inglaterra vitoriana. Como seus representantes do século XXI, eles também combatem os elementos rebeldes do submundo – vampiros e lobisomens. E são eles que vão ajudar Tessa quando esta, ao sair de Nova York em busca do irmão, seu único parente vivo, é raptada pelas irmãs Black. Mas Tessa não é uma senhorinha indefesa. Dona do estranho poder de se transformar em qualquer um apenas tocando em algum pertence dessa pessoa, é um objeto valioso para o submundo. Ao lado do temperamental e misterioso Will e de seu melhor amigo James, cuja frágil beleza esconde um terrível segredo, Tessa vai aprender a usar seu poder e ganhar um lugar ao lado deles na batalha entre as trevas e a luz.


 Anjo Mecânico, da diva Cassandra Clare foi o primeiro steampunk que eu li sem nem mesmo saber o que isso significava, e claro que amei né? A autora soube juntar o gênero com seu universo de caçadores de sombras de uma forma simplesmente genial. Ansiosa pelo segundo da trilogia!



Dearly, Departed (Skoob)

Ela é Nora Dearly, uma garota neovitoriana de 17 anos que sofre com a morte dos pais e vive infeliz aos cuidados da tia interesseira. Ele é Bram Griswold, um jovem soldado punk, corajoso, lindo nobre…e morto! No ano de 2187, em meio a uma violenta guerra entre vitorianos e punks, surge um perigoso vírus, capaz de matar e trazer novamente à vida. As pessoas tornam-se zumbis, mas nem todos são assassinos e devoradores de carne. Há os que lutam para que o vírus não se espalhe… Apenas Nora tem o poder da cura em suas mãos, ou melhor, em, seu sangue. Ela não sabe disso, e corre perigo. É papel de Bram protegê-la…





 Esse é um dos lançamentos da editora ID, que eu já me apaixonei e quero muito ler! A capa é perfeita não? E a sinopse também é de matar de curiosidade. Steampunk e zumbis? Não tem como não adorar!


The Girl in the Steel Corset (skoob)

Ela pensou que havia alguma coisa de errado com ela. Ela estava certa. Finley Jayne há algum tempo sabe que não é ‘normal’, mas quando ela espanca o filho do seu patrão e é obrigada a fugir, ela encontra um mundo onde existem aberrações maiores que ela. Eles a acolhem, a tratam como se fosse da família e exigem sua confiança. Mas como Finley pode confiar neles quando ela não confia em si mesma? Ela precisa aprender a se controlar antes que se meta em problemas que não consiga sair. Griffin King é um dos homens mais poderosos da Grã-Bretanha mas não conseguiu impedir que seu melhor amigo quase morresse. Ele está determinado a salvar Finley e ajudá-la a se tornar a pessoa que ele sabe que ela pode ser, mas há muita coisa ruim acontecendo em Londres.


 Esse livro infelizmente só tem nos EUA por enquanto e já faz o maior sucesso por lá. Estou pensando seriamente em comprá-lo assim mesmo só pra matar essa minha curiosidade e ter de uma vez essa capa perfeita com esse vestido deslumbrante (sim, sou louca por vestidos).

 Bom, gente é isso. Espero que tenham gostado do post e que ele tenha esclarecido suas dúvidas.
 E vocês, já leram algum steampunk?

 Fontes: Wikipédia | Psychobooks