Top 5 Cenários Futuristas (Top Ten Tuesday #08)


Top Ten Tuesday é um meme semanal criado pelo blog americano The Broke and The Bookish.

Top Ten Favorite Books With X Setting
Top Dez Livros Favoritos com X Cenário

 O cenário poderia ser qualquer um. A criadora do meme nos deu algumas opções bem legais, e eu acabei optando pelo mundo futurista, que sempre me fascinou nos livros. Não consegui achar dez favoritos com o tema, então escolhi só cinco. Vamos conferir?



 Olha ele aí mais uma vez, minha gente. Não tem jeito, é tão perfeito que tem que estar em todos os meus Top 10. O universo criado por Tahereh Mafi foi apenas uma das coisas que me fez apaixonar pelo livro.  A história é uma distopia e se passa em um mundo caótico onde não há ar puro para respirarmos, comida para comermos, água, animais, tudo está perto do fim. É por isso que, antes que o ser humano acabe consigo mesmo surge O Restabelecimento, que com o tempo, mostra não ser uma salvação, mas algo muito mais complexo, colocando medo nas pessoas, repreendendo os rebeldes que não concordam com seus comandos. Ou seja, as pessoas são controladas pelo governo o tempo todo.


 Delírio acontece em um futuro não muito distante, em que o governo controla absolutamente tudo e o amor é considerado uma grave doença, que leva as pessoas à loucura. E é por isso que o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completarem dezoito anos.


 A distopia de Kiera Cass apresenta um mundo divido por castas. São cinco castas diferentes, cada uma representando a condição financeira da pessoa e sua profissão. Além disso, as divisões atuais dos continentes não existem, e a América foi vencida por outros países em uma guerra!


A Gente Ama, a Gente Sonha se passa muitos anos a frente do nosso. Onde a natureza foi completamente destruída pelo ser humano. Não temos mais ar puro, nem animais, pouquíssima água e nossa vida é completamente controlada por máquinas. Sentimentos são proibidos, e as únicas pessoas que tem direito a uma vida "menos pior" são as ricas. Achei muito curioso a divisão de classes-sociais presentes no livro: M, P, R e E (Miseráveis, Pobres, Ricos e Extremamente Ricos).


 Sangue Quente retrata uma América destruída pela guerra, colapso social e fome. O mundo inteiro agora é habitado por zumbis sedentos sangue e carne humana e grupos de sobreviventes que procuram um lugar seguro para viver.

 Bom galera, essas foram minhas escolhas. Espero que tenham gostado e até a próxima.