|Livro x Filme| P.S. Eu Te Amo




O Livro

 Publicado em 2004, o primeiro romance de Cecelia Ahern logo virou febre. Ele conta a história do casal Holly e Gerry, que são namorados desde sempre e parecem ter o relacionamento perfeito. Isso até Gerry morrer depois de uma grande luta contra um tumor no cérebro, deixando Holly devastada.
 Meses depois, Holly encontra um pacote no qual Gerry escreveu dez cartas para auxiliá-la nessa nova vida sem ele. Com ajuda de seus amigos e de sua família barulhenta e carinhosa, Holly consegue rir, chorar, cantar e ser mais corajosa do que nunca. A cada mês sua ansiedade aumenta sabendo que ainda tem um pedacinho de Gerry consigo, esperando para ser aberta. E por enquanto, isso basta.
 As personagens da história são apaixonantes! Gerry é o homem perfeito e consegue mostrar isso mesmo depois de morrer, um dos meus personagens masculinos favoritos. Holly também é muito legal, às vezes meio egoísta, mas isso é totalmente compreensível pela situação em que ela está vivendo.
 As amigas de Holly são uma figura, morri de rir com as loucuras que elas fazem para tentar fazer a amiga se animar, desde karaokê, até ir numa boate exclusiva sem convite e totalmente bêbadas!
 Meu primeiro contato com Cecelia Ahern não foi dos melhores. Apesar de ter gostado de O Livro do Amanhã, eu esperava muito mais. Por outro lado, P.S. Eu Te Amo não poderia ter me surpreendido mais.
 O que mais me chamou atenção no livro foi a forma leve como Cecelia Ahern o escreveu. O tema em si tem um conteúdo pesado e triste: a vida de uma mulher em crise após a morte do marido, mas a autora conseguiu não focar apenas nisso, e sim misturar muito bem humor e drama, numa narrativa tão gostosa que você nem percebe enquanto as páginas vão passando. O modo de escrever foi tão genial, e conseguiu nos fazer rir e chorar ao mesmo tempo. Eu esperava algo bem mais triste e depressivo e essa surpresa foi muito boa.
 Holly começou a chorar, e a tristeza tomou conta dela. Mas, ao mesmo tempo, sentiu alívio por saber que Gerry, de algum modo, estaria com ela por mais um tempo. Analisou os outros pequenos envelopes e procurou os meses. Já era abril. [...] Trocou o riso pelas lágrimas ao perceber que Gerry estava de volta!
 Pág. 30

O Filme


 Lançado em 2007, a adaptação não tem muito a ver com livro, mas também vale muito a pena! Começando pelo elenco, é claro. Não tinha como dar errado, o casal principal é formado por dois atores que eu adoro: Hilary Swank e Gerard Butler. Os dois conseguiram passar muito bem o drama, a mensagem de cada personagem. Ainda temos participação da diva Lisa Kudrow (a Phoebe de Friends) como Denise!
 O filme já começa com uma típica briga de casal, que parece ser uma das muitas que acontecem no casamento de Holly e Gerry, mas o amor dos dois é evidente a cada momento. Assim como no livro, a morte de Gerry acontece de repente e não recebe muitas explicações.
 Até a metade, o filme é bem fiel ao livro, mas depois disso a história muda completamente, então não espere nada muito parecido. E não foram poucas as diferenças: Para começar, o filme se passa em Nova York e não na Irlanda, a família de Holly não tem tanta importância quanto no livro e suas amigas, Sheron e Denise não aparecem tanto. A forma como as cartas chegam também é diferente e o final não tem nada a ver com o original.

 Apesar de todas essas diferenças, amei as duas versões, achei todas as mudanças necessárias para a adaptação, os dois possuem altas doses de humor e drama, nos fazem rir, chorar e pedir mais. Por isso recomendo os dois, mas mesmo assim, ainda fico com a versão original que funcionou melhor comigo.

-Isso vai durar muito tempo. Sabe porque eu sei? Porque todo santo dia, quando acordo, a única coisa que eu quero é olhar no seu rosto

O Trailer