Dicas para você ler mais rápido



 Eu vivo um drama desde que comecei a ser essa leitora compulsiva que vocês conhecem: Sou muito lerda pra ler. Por mais que eu me esforce, não consigo ler um livro em menos de três dias (já cheguei a demorar duas semanas!). Eu sei que existem vários obstáculos, como os estudos, o tempo com a família e os amigos e tal, que acabam atrasando a leitura, mas mesmo assim, é tempo demais. E foi por estar muito incomodada com isso que fui atrás de dicas na internet de como ler mais rápido, e agora, vou compartilhar com vocês o que achei.

 Encontre o local ideal para ler.
 É fato que a leitura se torna muito melhor quando você está no seu lugar favorito da casa, certo? Pode ser seu quarto, o dos seus pais (amo ficar no quarto da minha mãe), a sala, a varanda, um lugar onde você se sinta relaxado, de preferência o mais longe possível daquele vizinho barulhento, dos seus cachorros, da TV, para que nenhum barulho possa tirar sua atenção. Ah, uma boa iluminação também é fundamental!

 Tenha uma meta diária de páginas
 Se organizando na hora de ler, fica muito mais fácil saber se você está conseguindo ler mais rápido ou não. Quado se tem uma meta, você se sente mais disposto a ler aquele número de páginas e vai se esforçando cada vez mais, até conseguir ultrapassá-la.
 Mas prestem atenção: O segredo é não se cobrar muito, não querer colocar logo de cara uma meta de 100 páginas por dia, se você sabe que vai se cansar. Comece sem compromisso, umas 20, 30 páginas por dia, e vá aumentando naturalmente, conforme achar que aguenta mais. A minha meta de leitura diária é de 50 páginas, mas isso depende muito do dia, se é dia de prova ou não, se eu estou cansada ou não, se a leitura me prendeu ou não. São muitos se, então ficar se cobrando muito não vale a pena.

 Faça pequenas pausas
 Como eu disse ali em cima, não adianta nada você querer ler 100 páginas por dia e acabar entendiado, forçando a leitura. Afinal, ler deveria ser algo divertido certo? Falo isso por experiência própria. Eu sou muito assim, não consigo fazer uma coisa só por muito tempo (mesmo que esteja fazendo algo que amo, como ler e ver minhas séries favoritas). Fazer a mesma coisa por muito tempo acaba sendo maçante e me deixando entediada, por isso sempre tenho que intercalar as coisas.
 A leitura está começando a ficar cansativa? Dê um tempo, vá ver um pouco de TV, brincar com o seu gato,  seja lá o que for. Quando você voltar, estará descansado e pronto para ler mais e com mais gosto.

 Intercale estilos
 Procure não ler todos os romances, ou todos os chick-lits da sua estante de uma só vez, isso te faz enjoar rápido de um assunto. Intercalando estilos, você não enjoa do gênero que está lendo, e vai estar tão entretido com o novo tema que vai ter sempre vontade de saber mais e mais sobre o assunto, o que torna a leitura muito mais prazerosa.

 Leia no seu tempo livre!
 Eu sei, essa dica parece meio óbvia, mas enfim.
 Leve sempre um livro com você e assim que tiver uns cinco minutinhos de folga, leia um pouco. No meu caso por exemplo, que vou para a escola todo dia de ônibus, é perfeito, porque aproveito esse tempo para ler.
 Outra dica legal é saber organizar seu tempo livre. Eu sei que ficar nas redes sociais é super viciante (acreditem, eu sei BEM disso, se pudesse passava o dia no Facebook e no Twitter), mas que tal dar uma cortada na internet e ler um pouco? Uns quinze minutos a menos não vão te matar, certo?
 Não estou dizendo pra ficar fora da internet (até porque se obrigar a ler ao invés de ficar no computador pode deixar a leitura chata), mas esse tempo pode ser mais bem dividido.

 Leia apenas um livro por vez
 Sei que todo mundo diz que ler mais de um livro ao mesmo tempo é bom para a memória, e eu concordo, mas quando se trata de números, esse não é um hábito tão vantajoso. Quando você se concentra em apenas um livro, é muito mais fácil entender a história e assim ler mais rápido.

 Nunca pronuncie o que você lê
 Tá aí uma coisa que eu não sabia. Enquanto estava pesquisando sobre esse assunto, achei essa dica em vários sites e descobri que venho fazendo uma coisa errada desde sempre: Pronunciar as palavras enquanto leio. Quando fazemos isso, acabamos lendo mais devagar, já que nosso cérebro compreende as palavras mais rápido do que podemos pronunciá-las, ou seja, isso não nos ajudará a entender melhor o livro e ainda nos atrasará na leitura!

 Fontes: Clube de Leitores e Minha Estante

 Bom galera, são essas as dicas (se souberem de mais alguma, podem mandar nos comentários, toda ajuda é bem-vinda). Espero que tenha ajudado as pessoas que têm o mesmo problema que eu.
 Beijos e até a próxima.