Resenha: Qual Seu Número


Título Original: What's your number?
Nº de Páginas: 414
Editora: Novo Conceito
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Encontre o livro: Skoob | Saraiva (por apenas 10 reais!)
Delilah Darling tem quase 30 anos e já se relacionou com 19 rapazes. Sua vida sentimental não tem sido exatamente brilhante, pois todo cara que conhece parece fugir do relacionamento. Quando lê uma matéria no jornal em que a média de homens para uma mulher de 30 anos é de 10,5, fica desesperada e assustada por estar muito acima dela. Além de tudo, o artigo no jornal terminava falando que, se a mulher tivesse o número acima dessa média, seria impossível a pessoa certa. Na tentativa de não aumentar seu número e perder de vez a chance de se casar, Delilah sai à procura de seus antigos namorados e tenta reconquistá-los. Será que um deles estará disposto a esquecer o passado e começar uma linda história de amor? 
 Qual Seu Número? revela os segredos de cada mulher e prova que, quando se trata de assuntos do coração, números são apenas uma fração de tempo.


 "Qual o Seu Número?" conta a vida de Delilah, um mulher que pode ser considerada normal. Tem um emprego que gosta, é completamente independente e decidida. Mas toda essa normalidade em sua vida morre quando ela é demitida.
 Como se isso não bastasse, ela ainda lê uma matéria de um jornal americano, dizendo que a média de relacionamentos sexuais para as mulheres é 10,5 (o que é quase metade do seu número) e que se o número for muito superior, a mulher nunca será feliz no amor.
 Decidida a não aumentar esse número, ela tenta se redimir indo à igreja se confessar, mas acaba tendo uma grande surpresa, e é então que decide mudar de vida.
 Vendo que todos à sua volta têm a vida amorosa muito bem resolvida, Delilah percebe que nunca se apaixonou de verdade e para não ficar sozinha, vai atrás de todos seus ex-namorados, na esperança de que algum deles tenha mudado e que ela possa finalmente seguir em frente com eles.

 Desde que Daisy e eu éramos pequenas, o meu avô sempre disse que conseguiríamos saber que estamos apaixonadas por alguém quando o coração começasse a pular dentro do peito. Ele explicou que esses "pulos" do coração não são apenas a sensação de leveza que sentimos ao conversar com alguém pela primeira vez, é algo mais profundo. É como uma vibração mais grave e intensa que ressoa por todo o corpo no momento em que percebemos que precisamos de alguém e o amamos. E o som dessa vibração é mais parecido com um buuuuuuuuum do que com um buuum. Eu ainda não senti esse tipo de vibração; Daisy diz que sentiu com Edward.
 Pág. 70
 Determinada a seguir com seu plano maluco de reencontrar seus 19 ex-namorados, Delilah acaba contando com a ajuda de Colin, seu vizinho irlandês super sexy e engraçado, um detetive/ator/bartender. E logo na primeira vez que se encontram, a química entre eles é evidente.


-Você estava olhando o meu abdômen, não é? -Seu abdômen? Não, não. Eu não estava fazendo nada disso. -Estava sim. Você estava olhando fixamente para a minha barriga, e eu peguei você no ato. Da primeira vez  foram as minhas pernas, e agora meu abdômen. Você está começando a fazer com que eu me sinta um pedaço de carne, Delilah!     
  Pág. 90


 Na jornada atrás de seus antigos namorados, muitas confusões acontecem. Na lista temos de tudo, por exemplo, um cara viciado em fantoches, um homem obcecado pelo próprio cachorro, irmãos gêmeos completamente caipiras, e por aí vai. Mas é nessa viagem que Delilah acaba descobrindo mais sobre si mesma e sobre seus sentimentos, o que acaba sendo uma grande lição de vida para ela.

 A história é ótima, tem grandes pitadas de humor, mas também tem muito romance e confusões, além da grande mensagem no final: Seja você mesmo, não importa o que os outros acham ao seu respeito, seja feliz da forma que achar correta.
 É uma leitura leve, e apesar de o livro ser meio grandinho, você lê super rápido. Afinal, uma boa parte das páginas trata-se de bilhetes, listas, poemas, mapas, e mensagens deixadas no celular de Delilah, apenas um toque a mais para deixar a leitura mais descontraída e viciante.
 O livro é narrado em primeira pessoa, e assim podemos ver bem o que se passa na cabeça da protagonista.
 Pra falar a verdade, alguns elementos desse livro, como esses bilhetes e listas na página, a história e a narrativa em si, me lembraram um pouco do livro "O Diário de Birdget Jones" (veja a resenha aqui)
 O final é fofo e surpreendente, vemos Delilah finalmente decidir com qual dos ex vai ficar e como isso acontece depois de tantas reviravoltas.

 Curiosidade: Pra quem ainda não sabe, o livro já foi adaptado para os cinemas (tem até sessão pipoca sobre ele aqui). Eu vi o filme antes de ler o livro e posso dizer uma coisa: Os dois são completamente diferentes! O livro conta com muito mais detalhes sobre a vida de cada um dos antigos namorados e de como eles se conheceram e como o relacionamento acabou, além de também detalhar as viagens da personagem principal. Já o filme passa por isso bem mais rapidamente (também, se fosse detalhar cada coisinha do livro, seria uma série, e não um filme). No livro também temos uma Delilah bem mais impulsiva. No filme, porém vemos mais do Colin e o filme é mais romântico do que o livro, apesar de ser tão engraçado quanto. E o final também é bem diferente, ambos surpreendentes.
 Portanto não tenho como dizer se escolho o filme ou o livro. A verdade é que apesar da grande diferença, recomendo muito os dois porque é risada garantida.

 Confiram abaixo o trailer do filme:


 E vocês? Qual dos dois preferem?