Resenha: Cidade Das Cinzas



Título Original: City Of Ashes

Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Nº de Páginas: 404
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Encontre o Livro: Skoob | Livraria Saraiva

Sinopse: No mundo dos Caçadores de Sombras, ninguém está seguro. E agora que Clary descobriu fazer parte do perigoso Submundo, sua vida nunca mais será a mesma. Jace, seu recém-descoberto irmão, está cada vez mais impossível, não parece medir esforços para enfurecer a todos. E sua atitude de bad-boy não ajuda em nada quando após o roubo do segundo dos Instrumentos Mortais, a Inquisidora aparece no Instituto para interrogá-lo... Agora Jace é suspeito de ajudar o pai, o perverso Valentim, num plano que vai colocar em risco não só Idris ou o Submundo, mas toda a cidade de Nova York. E Clary não pode deixar de se perguntar: será que as ironias de Jace não são só uma forma de chamar atenção, ou também pode haver uma traição por trás de tanto mistério?

 'Cidade Das Cinzas' é o segundo livro de "Os Instrumentos Mortais". Já fiz a resenha para 'Cidade dos Ossos' primeiro livro da série aqui.
 Nesse segundo livro, muitas coisas mudaram, pouco tempo se passou desde o final do anterior. Clary e Jace agora precisam lutar contra o amor que sentem por vários motivos. Afinal, há mais coisas importantes do que um romance adolescente. Talvez o fato de uma batalha acontecendo no Submundo ajude. Ou o fato de a mãe estar em como. Há muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e é esse o mais interessante do livro.
 Jace continua o mesmo bad-boy de sempre, talvez um pouco mais fragilizado graças aos últimos acontecimentos em sua vida, agora que descobriu não ser filho de quem sempre pensou. A única forma de escapar dessa decepção é se rebelar ainda mais.
 Clary se mostra agora muito mais forte do que qualquer um imaginaria no primeiro livro, talvez essas experiências que vem passando, só a tem feito amadurecer cada vez mais. Não é fácil descobrir assim como Jace, que tudo que acreditava antes não passa de uma grande mentira. Agora ela está treinando suas novas habilidades, seu novo dom com os símbolos que são tatuados nos corpos dos Caçadores de Sombra, e ela aprende que tem mais poder do que pensa.
 Uma coisa legal desse livro também é mostrar mais sobre um personagem-chave que ficou praticamente apagado no anterior, Valentim, o perverso Caçador de Sombras que está disposto a fazer de tudo para acabar com Submundo, ocupado por todos esses seres fantásticos, como vampiros, lobisomens, fadas, sereias e mais. E agora recém-descoberto pai de Jace e Clary.
 As coisas só vão de mal a pior quando o segundo Intrumento Mortal é roubado por Valentim e o suspeito de ser seu cúmplice é nada mais nada menos do que Jace, que vai ter que provar não ter nada a ver com as maldades do pai.
 Já havia me apaixonado por essa saga desde o primeiro livro. E essa continuação não deixou a desejar, aliás é melhor que o primeiro pois neles vários mistérios começam a ser desvendados e é possível ver o amadurecimento dos personagens diante dos nossos olhos.
 Como disse na última resenha, adoro a forma como Cassandra Clare descreve as pessoas, os lugares, os sentimentos, que nos fazem sentir realmente dentro da leitura.
 É uma ótima opção para aqueles que estão procurando um romance fantasioso, com uma pitada de comédia que como sabem, é meu gênero favorito.

Minhas citações favoritas:

"Tudo muda na minha vida, mas o mundo continua o mesmo" (pág.130)


“Por que eu tenho que contar tudo sobre como me sinto e você nunca me conta nada? É como dar com a cabeça na parede, só que, se pelo menos eu tivesse batendo com a cabeça na parede, poderia parar…” (pág. 226)


 "(...)mas tenho a sensação de que você prefere sofrer por alguém com quem nunca vai poder ficar do que tentar ficar com alguém que pode."

 “— Sabe qual é a pior coisa que eu consigo imaginar? 
 — Não.
 — Não confiar em alguém que eu amo.”

"(...) Mas quando você não consegue falar a verdade para as pessoas com quem mais se importa no mundo, eventualmente deixa de conseguir dizer a verdade para si mesmo." (pág. 397)


 Sobre a autora:  Filha de um casal de norte-americanos, Cassandra Clare nasceu no Irã e passou grande parte de sua infância viajando com a família - antes dos 10 anos já havia morado na França, na Inglaterra e na Suíça, mas um livro sempre a companhou em suas mudanças. Durante o ensino fundamental, em Los Angeles, ela se divertia escrevendo história sobre os colegas de turma. Depois de formada, morou em Nova York e trabalhou em diversas revistas de entretenimento e até mesmo em tablóides suspeitos nos quais precisava escrever sobre as viagens de Brad e Angelina e o guarda-roupa equivocado de Brtiney. Em 2004, começou a escrever a série 'Os Intrumentos Mortais', que se transformou em um best selles e que em breve chega aos cinemas. Desde 2006 é escritora em tempo integral e espera nunca mais ter que escrever sobre Paris Hilton.



Curiosidade: A série 'Os Instrumentos Mortais' vai ser adaptada para os cinemas em breve, e conta com Lilly Collins e Jamie Campbell (Lua Nova) no elenco como Clary e Jace.