|Resenha| A Culpa é Das Estrelas

Título Original: The Fault in Our Stars
Autor: John Green
Editora: Instrínseca
Nº de Páginas: 288

A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.

Encontre o Livro: Skoob | Submarino | Saraiva


 Eu estava ansiosa/com medo de ler esse livro. Ele foi muito comentado ano passado. Metade amou, e a outra metade odiou. Não sabia mesmo o que esperar, e fiquei feliz em ter me surpreendido.

 Hazel é uma adolescente como todas as outras, ela estuda, sai com os amigos, adora ficar horas na internet e lendo. Só tem um porém: ela sofre de câncer há alguns anos, e a doença vem sugando sua vida a cada dia mais. Ela é engraçada, irônica e enfrenta a sua doença de uma maneira diferente. Ela sabe que vai morrer, está começando a aceitar isso e a levar na esportiva. Mas por dentro ela ainda tem seus medos, suas inseguranças e o pior, tem de conviver com a dor dos pais, ao vê-la morrer aos poucos.

 Só tem uma coisa pior nesse mundo que bater as botas aos dezesseis anos por causa de um câncer: ter um filho que bate as botas por causa de um câncer.
Pág.15

 As coisas começam a mudar para Hazel quando ela conhece o Augustus em uma das reuniões que frequenta, só para pessoas com câncer, e ela acha estranho que ele pareça estar perfeitamente bem (e lindo). Então porque está ali?
 A tragédia de um amigo em comum os une. Isaac perdeu a visão por causa de um câncer e os dois terão que ajudá-lo a se adaptar a essa nova vida. Assim, Hazel e Augustus começam a conversar e não param mais.
 Contei ao Augustus a versão resumida do meu milagre: diagnosticada com câncer de  tireóide em estágio IV aos treze anos (Não contei que o diagnostico veio três meses depois da minha primeira menstruação. Tipo: Parabéns! Você já é uma mulher. Agora morra.) E foi o que disseram, é incurável.
 Pág. 29

 Em uma de suas conversas, Hazel conta a Augustus seu desejo de conhecer o autor de seu livro favorito, que está desaparecido desde que o publicou. E ele leva essa conversa muito a sério.

 Juntos os dois vão enfrentar muitos obstáculos para realizar esse sonho... E viver um romance inesquecível.

 A Culpa é Das Estrelas, como eu disse antes, é diferente de tudo que eu imaginei. Ele fala de tragédia, fala de câncer, mas de um jeito completamente diferente do que estamos acostumados, algo como Nicholas Sparks. É mais real, sabe? Tem humor, tem os dramas da adolescência, tem romance, o livro foca sim na doença, mas de vários pontos de vista, várias formas diferentes. O autor soube muito bem dosar isso.

 A narrativa é simples, natural e envolvente. John Green me conquistou só pela sua escrita, já quero ler todos os seus livros!

  Faço minhas as palavras de Markus Zusak: Você vai rir, vai chorar, e ainda vai querer mais.
  Preparem seus lencinhos, vocês vão precisar

 Mais algumas quotes pra deixar vocês com gostinho de quero mais:

-Esse é o problema da dor - o Augustus disse e aí olhou pra mim. - Ela precisa ser sentida.
 Pág. 63

- [...] Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim,e que haverá um dia em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o Sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você.
 Pág. 142

★ ★ ★ ★ ★ 

 Então, gente. Já leram o livro? Queria saber se vocês gostaram ou não. Deixem suas opiniões aqui.
Beijos e até a próxima!