|Resenha| Cidade das Almas Perdidas

Título Original: City of Lost Souls
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera
Nº de Páginas: 434
 Quando Jace e Clary voltam a se encontrar, Clary fica horrorizada ao descobrir que a magia do demônio Lilith ligou Jace ao perverso Sebastian, e que Jace tornou-se um servo do mal. A Clave decide destruir Sebastian, mas não há nenhuma maneira de matar um sem destruir o outro. Mas Clary e seus amigos irão tentar mesmo assim. Ela está disposta a fazer qualquer coisa para salvar Jace, mas ela pode ainda confiar nele? Ou ele está realmente perdido?



 Encontre o Livro: Skoob | Saraiva | Submarino

 Ela está de volta por aqui, meus amigos. Uma das melhores escritoras do século (na minha humilde opinião). Já estava com saudades da tia Cassandra Clare e morrendo de ansiedade pra ler Cidade das Almas Perdidas, quinto (e penúltimo) livro da série Os Instrumentos Mortais. Confesso que não sabia mais o que ela poderia colocar a mais na história, e mais uma vez fui surpreendida.

 A história começa duas semana após o livro anterior, com Jace ainda desaparecido após o ocorrido com Lilith. Esse começo foi num ritmo um pouco mais lento, não entediante, mas a história demorou um pouco pra engrenar.
 Clary já não se aguenta mais de preocupação quando ele finalmente aparece. Mas algo está diferente, ele parece frio, distante, como nunca, e amigo de Sebastian, algo que antes nunca seria possível.
 Jace estava olhando para ela, e tudo nele era tão familiar - as íris douradas dos olhos, a cicatriz na bochecha, o lábio inferior carnudo, a singela lasca no dente que impedia que sua aparência fosse perfeita ao ponto de ser irritante - e, no entanto, era como voltar a uma casa onde vivera na infância, sabendo que o exterior podia ser idêntico, mas que lá dentro havia uma família nova.
 Pág. 312
 Então Clary decide fazer a única coisa que passa por sua cabeça. Fugir com os garotos para tentar descobrir os planos de Sebastian e o que aconteceu com Jace. E a situação parece pior do que pensava. Ela descobre que os dois não são simples amigos, eles estão ligados por um laço misterioso. Jace está subjugado a Sebastian, fazendo suas vontades. O que um sofre o outro sofre. Corte um e o outro sangra.
  Mas os mistérios não acabam por ali. Isso na verdade parece ser apenas a ponta do iceberg, algo muito maior e mais sombrio está por vir e as coisas já parecem estar fora do controle. Será tarde demais para lutar por seu amor e todo o resto da humanidade?

 Uma coisa nova que eu adorei é que nesse livro a autora explorou muito mais os personagens secundários, tirou um pouco (eu disse só um pouco) o foco de Jace e Clary e deu espaço para personagens novos (e alguns nem tão novos assim) como Magnus, Isabelle, e meu mais novo ship favorito: Maia e Jordan, o casal de lobisomens que é impossível não amar.
 Outro personagem que também teve muito destaque foi o Sebastian. Até então sabíamos muito pouco sobre ele, desde sua aparição em Cidade de Vidro, mas como aparece o livro todo, acabamos descobrindo várias coisas sobre ele. Sabe aquele vilão que você acaba amando, então. Sebastian é tão mal, mentiroso, vingativo, sedento de poder, mas ao mesmo tempo parece carente e solidário. E aí fica a pergunta: Será que toda essa maldade é medo disfarçado, reflexo de seu passado com Valentim? Será que ele é assim pois é a única forma que enxerga a vida graças ao pai, ou simplesmente não presta?

 Além disso, Cassandra Clare ainda continua com a escrita intensa que te prende até a última página. A história parece que evoluiu, cresceu com os personagens e os próprios leitores, com cenas mais românticas e quentes, mais assuntos "polêmicos" como homossexualidade... Acho que tudo isso só deu um toque a mais à leitura.

 Se preparem, o final do livro é incrível. Você termina a última frase tipo: "Não acredito nisso!". É galera, o último livro da série promete!

2 comentários:

  1. Eu só li a metade da sua resenha, porque fiquei com medo de ter spoiler ;3 Mas depois desse "Corta um e o outro sangra" eu já vou pegar para ler. Porque na verdade, eu tenho o livro, mas eu não senti a vontade de ler que tive nos outros, mesmo depois do final trágico de Cidade dos Anjos Caídos. Vou ler logo porque eu já vou comprar (ganhar, depois de dar uma de doméstica) Cidade do Fogo Celestial ;3

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe um comentário!