|Resenha| A Culpa é Das Estrelas

Título Original: The Fault in Our Stars
Autor: John Green
Editora: Instrínseca
Nº de Páginas: 288

A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.

Encontre o Livro: Skoob | Submarino | Saraiva


 Eu estava ansiosa/com medo de ler esse livro. Ele foi muito comentado ano passado. Metade amou, e a outra metade odiou. Não sabia mesmo o que esperar, e fiquei feliz em ter me surpreendido.

 Hazel é uma adolescente como todas as outras, ela estuda, sai com os amigos, adora ficar horas na internet e lendo. Só tem um porém: ela sofre de câncer há alguns anos, e a doença vem sugando sua vida a cada dia mais. Ela é engraçada, irônica e enfrenta a sua doença de uma maneira diferente. Ela sabe que vai morrer, está começando a aceitar isso e a levar na esportiva. Mas por dentro ela ainda tem seus medos, suas inseguranças e o pior, tem de conviver com a dor dos pais, ao vê-la morrer aos poucos.

 Só tem uma coisa pior nesse mundo que bater as botas aos dezesseis anos por causa de um câncer: ter um filho que bate as botas por causa de um câncer.
Pág.15

 As coisas começam a mudar para Hazel quando ela conhece o Augustus em uma das reuniões que frequenta, só para pessoas com câncer, e ela acha estranho que ele pareça estar perfeitamente bem (e lindo). Então porque está ali?
 A tragédia de um amigo em comum os une. Isaac perdeu a visão por causa de um câncer e os dois terão que ajudá-lo a se adaptar a essa nova vida. Assim, Hazel e Augustus começam a conversar e não param mais.
 Contei ao Augustus a versão resumida do meu milagre: diagnosticada com câncer de  tireóide em estágio IV aos treze anos (Não contei que o diagnostico veio três meses depois da minha primeira menstruação. Tipo: Parabéns! Você já é uma mulher. Agora morra.) E foi o que disseram, é incurável.
 Pág. 29

 Em uma de suas conversas, Hazel conta a Augustus seu desejo de conhecer o autor de seu livro favorito, que está desaparecido desde que o publicou. E ele leva essa conversa muito a sério.

 Juntos os dois vão enfrentar muitos obstáculos para realizar esse sonho... E viver um romance inesquecível.

 A Culpa é Das Estrelas, como eu disse antes, é diferente de tudo que eu imaginei. Ele fala de tragédia, fala de câncer, mas de um jeito completamente diferente do que estamos acostumados, algo como Nicholas Sparks. É mais real, sabe? Tem humor, tem os dramas da adolescência, tem romance, o livro foca sim na doença, mas de vários pontos de vista, várias formas diferentes. O autor soube muito bem dosar isso.

 A narrativa é simples, natural e envolvente. John Green me conquistou só pela sua escrita, já quero ler todos os seus livros!

  Faço minhas as palavras de Markus Zusak: Você vai rir, vai chorar, e ainda vai querer mais.
  Preparem seus lencinhos, vocês vão precisar

 Mais algumas quotes pra deixar vocês com gostinho de quero mais:

-Esse é o problema da dor - o Augustus disse e aí olhou pra mim. - Ela precisa ser sentida.
 Pág. 63

- [...] Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim,e que haverá um dia em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o Sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você.
 Pág. 142

★ ★ ★ ★ ★ 

 Então, gente. Já leram o livro? Queria saber se vocês gostaram ou não. Deixem suas opiniões aqui.
Beijos e até a próxima!

8 comentários:

  1. Eu adorei esse livro, exatamente por ele poder ser real, não é exagerado, é fácil de sentir.

    ResponderExcluir
  2. OMG!!!!!!!111 Eu necessito desse livro mimi, mas já comprei uma coleção de livros ontem, esse vai ter que esperar mimi
    Adorei sua resenha
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu amei esse livro. Foi um dos melhores que li em 2012.
    É impossível não se apaixonar pea história e pelos personagens.

    Beijos, beijos
    =D

    ResponderExcluir
  4. Estou apaixonada pela história desse livro, com certeza será uma das minhas próximas leituras! Adorei o blog, todo lindo, adorei a resenha também, já to seguindo! Se quiser dá uma passada no meu :) http://bolinhosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sim, o livro é muito bom, de fato, mas não surtiu o mesmo efeito em mim como foi nas outras pessoas. Achei livros como "O Caçador de Pipas" e "O Menino do Pijama Listrado" com carga emotiva mais profunda que ele. Mas vai de cada um.

    @carlosmagno_ecb
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser incrível, mas eu acho que ainda não estou preparada pra ler/chorar. Porém, qualquer dia vou lê-lo com certeza, uma história assim nós, leitores,não podemos deixar passar em branco.

    ResponderExcluir
  7. acabei de ler agoora! to com o nariz todo entupido de tanto chorar.. simplesmente emocionante.

    ResponderExcluir
  8. S2 ohnnnn Muito bom!!! Se alguém tiver interesse, temos alguns modelos de imãs, caixinhas e chaveiros com trechos do livro. Vejam http://www.minhavoquedeu.com.br/index.php?route=product/product&product_id=84

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe um comentário!