Será que os zumbis são os novos vampiros da literatura?


Não é segredo pra ninguém. Eu sou fã de literatura fantástica e sobrenatural. Também sou fã de vampiros, que após a febre Crepúsculo, se tornaram cada vez mais frequentes no mundo dos livros (aliás não só nos livros, mas em séries, filmes e mais). É fato que depois da explosão da saga da querida Stephenie Meyer, vários autores entraram na onda dos sugadores de sangue. Em cada livro diferente, encontramos uma nova mitologia, uma nova lenda para eles. Eles podem andar no sol só se usarem um anel, ou podem brilhar; podem entrar nas casas apenas com convite, ou só se alimentar de animais; podem se transformar em morcegos, ou em dragões.

 Vamos lembrar alguns exemplos de grandes sucessos vampíricos na literatura?

  

  

 Mas de um tempo pra cá, venho observando que outro grupo sobrenatural vem fazendo muito sucesso na literatura. E esse grupo é nada mais nada menos do que os mortos-vivos!
 Não sei se vocês já viram, mas eu já fiz um post aqui no blog, falando sobre uma das minhas séries favoritas, The Walking Dead. Essa série é baseada em quadrinhos criados por Robert Kirkman em 2003.
 Há algum tempo atrás, saiu o livro da série, também escrito pelo autor, e então fui procurar mais sobre livros de zumbis e descobri que há muito mais do que parece. Há romances zumbis, filmes sobre zumbis sendo adaptados para a TV, etc.
 Assim como no caso dos vampiros, cada autor tem as características próprias para seus zumbis. Eles podem ser apenas seres atormentados que vagam entre os mundos dos vivos e dos mortos, procurando um caminho para descansar em paz, podem ser fruto de um vírus mortal que se espalhou mundialmente, ou podem ser uma espécie de soldados criados para uma grande guerra.

 Um livro sobre zumbis que está dando o que falar no momento é o Zumbis x Unicórnios, uma coletânea de contos escritos por dez autores, cinco defendendo os zumbis e cinco, os unicórnios, incluindo escritores famosos como Cassandra Clare, Meg Cabot e Scott Westerfield. Eu acho que já tenho meu lado preferido.

 Mas além desse, há outras obras e séries sobre o tema fazendo a cabeça dos leitores. Vamos conferir:

  
  
  

*Lembrando que ao clicar em qualquer miniatura, você será direcionado para a página do livro no skoob e terá mais informações e opiniões sobre ele.

 A verdade é que, ambos os temas vêm dando muitas ideias criativas e muito lucro para muitos escritores. 
 Será que os zumbis são a nova febre literária mundial?
 E você, de que lado fica nessa batalha?

12 comentários:

  1. Ei, eu ainda não li nenhum de zumbi, mas acho que essa temática tem aspectos muito bons, se bem trabalhados. Alguns dos livros listados me deixam louca de vontade de ler!
    Já com os vampiros, é paixão total!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. eu acho que os dois sao bons, nao acho que os zumbis vao substituir os vampiros
    sim sim da lucro demais ahushu

    ResponderExcluir
  3. Bom, o único que eu já li de zumbis foi Apocalipse Z, e ainda não achei o segundo livro. O que eu posso dizer é que uma trama muito bem feita (apesar de eu não ter mais nenhum contato com tipo de cultura zumbi), e que a forma com que evoluiu foi muito bem trabalha. Me convenceu, gostei mesmo, mas o universo não me é tão chamativo a ponto de pegar outra saga, eu acho.
    Eu, entre vampiros e zumbis, fico com os lobisomens.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nenhum livro de zumbis, porém as histórias com vampiros não me agradam muito. Espero que essa inovação tenha um contexto bem melhor que os temas desenvolvidos com vampiros, escritos para agradar somente a pré-adolescentes. (:

    ResponderExcluir
  5. Teve a época dos vampiros, teve a época dos anjos...agora são ZUMBIS ?!?
    Bom, vou confessar que zumbis me dão arrepios, sério, enfrentar um vampiro ? Beleza. Ser mordido por um lobisomem ? Fácil. Agora, Zumbis ? ~SAINDO CORRENDO~ ! Só de assistir á um capítulo de The Walking Dead, minha vontade é de se trancar dentro de casa e nunca mais sair.
    Zumbis são seres estranhos e assustadores para mim, mas tenho que confessar que ultimamente eu ando querendo ler vários livros sobre o tema, já tenho comprados Zumbis X Unicórnios e Dearly Departed, que estão aguardando na minha ~pequena~ fila de livros ! Outro livro que eu estou louca para ler é Sangue Quente *--*
    Não sei se os Zumbis vão fazer tanto sucesso como os meus queridos e sedutores vampiros, ainda os acho assustadores, mas quem sabe, porém, eu não os dê uma chance e acabe me apaixonando por um... Nada mais romântico do que carne apodrecida e uma sede insaciável por cérebro humano ! ~brincadeira~ haha'

    Beijo :D

    ResponderExcluir
  6. Nossa eu ainda não vi nenhum vampiro se transformar em dragão já é um exagero né kkkk

    Não gosto de zumbis são estranhos hehe, torço pelos vampiros, podem falar também sobre lobos, bruxas, fantasmas e outros sobrenatural é muito bom menos os zumbis rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li/vi nada sobre os zumbis, apesar de realmente ouvir falar bastante deles. Não sei se vai virar uma febre como foi com os vampiros, os "anjos" tentaram mas não fizeram tanto sucesso assim não.
    Só esperando pra ver. E sobre o livro da Galera Zumbis X Unicórnios, eu o vi e a sua diagramação é muito linda. Eu achei uma boa ideia, nesse momento juntar contos de diversos autores, cada um defendendo a sua preferencia por essas criaturas sobrenaturais.

    Bjs

    Amanda
    (http://leituraentreamigas.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nenhum livro de zumbis e sou apaixonada por vampiros, ou seja, sou meio suspeita para falar.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nenhum livro sobre zumbis. Por enquanto só filmes e seriados.
    Mas eu diria que a invasão zumbi esta tentando dominar o mundo! Haha
    Porém sou totalmente apaixonada pelos vampiros. Minha preferência fica com eles!
    Adorei o blog e já estou seguindo. Aproveito para te convidar a conhecer o Sook. E se gostar, siga também.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Tem selinho pra você lá no blog (Estante de Livros da Marie-Vampi!!!),ok?

    =)

    ResponderExcluir
  11. Eu não sei você, mas eu prefiro vampiros. Zumbis são tão chatos e eu já me irritei demais com eles porque todo mundo do face fica compartilhando aquelas coisas de apocalipse zumbi e tal. Não que eu não goste deles. Na realidade eu nunca li algum livro falando deles, mas eu acho meio podreca hahah.

    Beijos!
    Larissa

    http://bagaco-de-laranja.blogspot.com

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe um comentário!