10 Motivos para não emprestar seus livros.


 Eu aposto que isso já aconteceu com você: Um amigo pede um livro seu emprestado. Você morre de ciúmes dos seus livros, e fica no dilema de ser chato ou correr o risco de perder um dos seus queridinhos.
 Que tal mostrar essa lista abaixo para o seu amigo, para explicar o porque de não emprestá-los?



1 – Eles não voltam: Pois é meus amigos, segundo o Literary Institute List, of Big Swanp City, 98,7% dos livros que você empresta, tendem a sumir misteriosamente sem explicações convincentes, em que o responsável pela abdução interplanetária de seu livro também sequer sabe onde foi parar;

2 – Maldita Roda: Parte dos desparecidos some no buraco negro da Roda de Empréstimo, em que naturalmente aquele que lhe tomou emprestado, empresta a outro, e para outro… Aí já viu né…

3 – Eles nunca mais são os mesmos: E quando alguns conseguem voltar, esteja preparado, pois grande parte dos heróis que são emprestados voltam com as escoriações de guerra, pois quem dificilmente terceiros tratam livros como o próprio, dono, ou como o dono gostaria, com suas manias peculiares…


4 – Evita hipertensão: Sim, todo fanático por seus livros não consegue dormir, pensando em como estará seu filhote fora de casa. A agonia de imaginar ele regressando com orelhas e amassados eleva a pressão… Aliás, o pensamento na simples possibilidade que ele não volte é para quase dar um infarto…

5 – Mantém amizades: Confessa aí, você não manteria a mesma cara de felicidade ao reencontrar aquele amigo que te pediu Guerra dos Tronos para ler, e nunca mais devolveu? Pois é, se você não tivesse emprestado, não teria esse clima;



6 – De certa forma você está seguindo preceitos católicos: Sim, quem não lembra que a própria igreja é uma das que mais cometeu usuras quanto aos livros, relegando-os a uma meia dúzia de sábios o acesso a leitura. Sei que não é o melhor exemplo, mas que serve de desculpa, a isso serve;

7 – Não deixar sua estante feia: Tem coisa mais nervosa e triste que olhar para estante e ver o vazio causado pela falta do livro emprestado. Ele nasceu para estar ali. Então não há porque tirá-lo de lá;

8 – Aquecer o mercado editorial: Vejamos a coisa toda por um lado macroeconômico. Se não emprestarmos livros, mais gente acaba comprando. Com mais gente comprando, mais os preços podem reduzir. Além disso, um volume maior de livros vendidos, certamente acarreta em mais necessidades de trabalhadores no mercado editorial…

9 – É bonzinho: Se você não emprestar será poupado de desdenhadores que além de tudo não pagaram para ler o livro, ou será que ninguém ai emprestou o livros, e quando de a sorte de receber de volta escutou: "é bonzinho!"

10 – Proteja seus filhos: Você emprestaria seus filhos? Eu também não. O fato que para muitos apaixonados por livros, estes são como um filho, e deste modo sabemos que a melhore forma de proteção é tendo-os sob nossos olhos…




 Obviamente este texto é fruto de uma brincadeira e deve ser visto como tal. Números daqui são mentirosos (ou não)… Mas enfim, foi apenas para nos divertirmos um pouco.
 Brincadeiras a parte, eu sei como é chata essa situação, você não quer ser desagradável com a pessoa e acaba emprestando, mas aí ela demora séculos para devolver (se é que devolve) e o livro volta todo estragado. Eu passei por essa experiência com "Amanhecer" que é um dos meus livros favoritos, e o trauma foi tão grande que hoje prefiro ser chamada de chata a emprestar meus livros para alguém.

 Você empresta seus livros? Também tem um relato sobre o assunto? Adoraria saber! É só deixar um comentário!

14 comentários:

  1. Oláaaa! Muuito bom o post ^^

    Realmente eu emprestei um livro pra minha amiga em 2010 eu acho, até hoje não voltou hahahahahaah!

    Supeeer beijo
    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. eu nao mepresto mais meus livros
    eu tentei no ano de 2010 pela ultima vez e até hj a pessoa nao me devolveu e diz q nao sabe aonde está u-u
    mas eu passei anos sem emprestar ante disso pq uma menina passou tres meses com o livro, nao leu e foi devolver ele debaixo de chuva na minha casa sem sombrinha e saiu na cara dura na chuva pq eu tinha ligado pra ela ir devolver.
    e ela foi na chuva u-u essa vaca poderia ter esperado.

    ResponderExcluir
  3. Adorei... Emprestei um livro no início deste ano e ele ainda não voltou e já fui até a casa da pessoa buscar e ela disse que não o havia lido ainda, depois de 8 meses e o livro nem era comprido... Mas espero recuperá-lo logo heheh.
    Beijinhos Júlia

    ResponderExcluir
  4. Hahaha adorei o "Mantêm amizade", isso é fato.

    Eu já emprestei, e todos que emprestei... nenhum voltou :( foram 5 :(
    Não vou emprestar mais, acho que agora aprendi a lição rs.

    Beijokas,
    Idelmária Ferreira
    http://idelmaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ri muito lendo essa lista e concordo em algumas parte com ela haha
    Eu só empresto livros pra quem eu sei que ama livros igual a mim se não neem adianta pedir.
    Uma prima pergunto pra minha mãe quais livros eu tinha, ai minha mãe veio me pergunta e eu disse qualquer um que ela pergunta fala "Ela não tem esse" HUASHUAHSU foi maldade, mas já emprestei livro pra essa prima e ele volto em mau estado.
    Beijos - Doce Timidez

    ResponderExcluir
  6. Adorei a lista...
    Emprestei A menina que roubava livros pra uma amiga de infância e ela me devolveu ele com um cheiro muito estranho, tipo cheiro de peixe (eca), e depois pegou O céu esta em todo o lugar no começo do ano e até hoje não me devolveu.
    Nunca mais empresto meus livros.

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas rsrs. Eu me arrependi algumas vezes de ter emprestado meus livros, principalmente pelo ítem nº1: eles não voltaram. =(
    Gostei do seu blog e já estou seguido.
    Beijo
    http://navirj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Agora o que não vai faltar é desculpas bem elaboradas quando me pedirem algum livro hahaha
    Adorei o post!

    Beijos
    Lis - Batalha literária

    ResponderExcluir
  9. Adorei a lista, hahaha, e apesar de saber que é brincadeira realmente evita infarto e pressão alta, omg, livros destruídos pode acabar com o coração de uma mãe ♥. E para mim elees são mesmo como filhos, rs, porém, não consigo dizer não e acabo emprestando, perdi dois livros por causa disso, nunca soube onde foram parar ou com quem estão e mesmo assim ainda não aprendi a lição, rs, espero não precisar passar por isso novamente de qualquer forma.
    Beijoo, tô seguindo!

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post, super bem humorado! Já fiz algo similar uma vez, se quiser dê uma olhada depois no meu blog. Tem cada história verídica de empréstimo desastrosos que te deixam traumatizada com empréstimo de livros ><" kkkkkkkkk Mas, brincadeiras a parte, minha mãe já diz: livro e cd não se empresta. As pessoas nunca devolvem nenhum dos dois e a única coisa que passamos é raiva.

    Adorei seu post ^^
    Beijos
    @PollyanaCampos
    entrelivrosepersonagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ótimo este post, sinceramente parei de emprestar meus livros, pelos motivos do começo. Estava fincando com raiva e não podia demonstrar isso tinha que dizer que "sim" e pronto, mas agora não, agora eu digo que "não empresto mais livros, desculpa" e pronto, simplesmente resolver o meu problema.

    http://devaneioselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Super legal essa dicas, eu não gosto de emprestar meus livros morro de ciúmes deles e sei que se emprestá-los não conseguirei dormir de tanta preocupação e ainda corro o risco de nunca mais vê-los.
    Seu blog é muito lindo já estou seguindo! ;)

    Beijos,

    Rafa Vieira
    http://fascinadaporhistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Tenho muuuuuuuuuuito ciúme dos meus "filhinhos" e sim, quase não consigo dormir quando eles estão longe KKKKK Já passei por muitas coisas quando os emprestei, mas pelo menos todos eles voltaram (até agora, porque tem um que está emprestado que eu sinceramente não sei se ele voltará ): ).

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    http://myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. haha' amei :) Tem um selo no meu blog para vocês :)

    Beijos, http://saindodarealidadel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe um comentário!