Resenha: A Última Carta de Amor

Título Original: The Last Letter From Your Lover
Autora: Jojo Moyes
Nº de Páginas: 378
Editora: Intrínseca
Classificação: ♥♥♥♥♥
Encontre o Livro: Skoob | Livraria Saraiva

Sinopse: Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. Novamente em casa, com o marido, ela tenta sem sucesso recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por “B”, e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante. Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido — em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado —, Ellie começa a procurar por “B”, e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas de seu próprio relacionamento. Com personagens realísticos complexos e uma trama bem-elaborada, A última carta de amor entrelaça as histórias de paixão, adultério e perda de Ellie e Jennifer. Um livro comovente e irremediavelmente romântico.

 Estarei na plataforma 4, ás 19h15, sexta-feira à noite, e nada no mundo me faria mais feliz do que você encontrar coragem para vir comigo.
 Saiba que você tem meu coração, minhas esperanças, em suas mãos.
 Seu,
 B.

 Assim começa um dos livros mais fofos que li na vida. É difícil escrever sobre uma coisa quando você gosta  muito, porque você não sabe como expressar seus sentimentos em relação à ele tem medo de ficar meio meloso e puxa saco, mas vamos tentar.
 "A Última carta de Amor" é basicamente um livro sobre casos extraconjugais. Sim, traição. Ele conta a história de Ellie Hawort, uma jornalista de 32 anos com uma vida amorosa um tanto complicada. Ela está em um relacionamento com um homem casado e não sabe como lidar com isso.
 Numa noite de trabalho, Ellie encontra uma carta de amor no meio de velhos arquivos do jornal que trabalha. Isso a leva a pensar sobre seu relacionamento com John. Ela fica tão obcecada com a intensidade da carta, com esse caso de amor proibido, que começa a procurar a dona da carta por todos os cantos.
 Essas cartas pertenciam à Jennifer Stirling. Uma mulher que após um acidente de carro, perde a memória, e  quando volta para a casa, percebe que falta alguma coisa em sua vida, isso até encontrar uma carta endereçada a ela, e começar a entender o que acontece à sua volta.

 Tudo ficara um pouquinho mais claro agora (...) Quando lia os bilhetes dele, Jennifer sentia a pele formigando, o coração disparado. Ela reconhecia aquelas palavras. Mas apesar de tudo o que sabia, ainda havia um grande vazio em seu coração.
                                                                                             Página. 99


 A história é dividida em três tempos. O primeiro é atual e conta sobre a vida de Ellie no jornal e seu dilema sentimental enquanto procura pelo casal da carta. O segundo tempo ocorre em 1960 e nos leva a companhar a vida de Jennifer, uma mulher submissa ao marido, vivendo em um mundo onde na época, a mulher não podia ter seu próprio pensamento. O terceiro tempo conta como Jennifer conheceu e começou a se relacionar com B, seu caso extraconjugal.
 B é super sexy, mulherengo e não está nem aí com nada, aparentemente. Quando Jennifer finalmente encontra alguém que a valoriza, quer saber sua opinião e que parece não ligar para seu dinheiro, ou suas festas super comentadas, ela se vê apaixonada. E é muito bem retribuída, pois B se mostra um romântico. E os dois começam um romance intenso e cheio de reviravoltas


(...)Mas de repente me dei conta, no meio daquela pequena cena de loucura que ter alguém que nos entenda, que nos deseje, que nos veja como uma versão melhorada de nós mesmos é o presente mais incrível. Mesmo que não estejamos juntos, saber que, para você, eu sou este homem é uma fonte de vida para mim.
                                                                                        Página 313


 Como disse, a história é dividida em três tempos e isso acaba formando um quebra-cabeça. Cada capítulo é escrito sob um ponto de vista, na maioria das vezes de Ellie, Jennifer e B.
 A autora soube conduzir a narrativa maravilhosamente. De uma forma que quando você vê, já não consegue mais largar. A um ponto é até possível nos sentimos dentro do universo dos personagens através dos anos e nos sentirmos nas mesmas situações.
 Na divisão dos capítulos temos vários bilhetes, e-mails, mensagens trocadas por casais apaixonados. Achei a ideia incrível. A capa também é perfeita, não?
 Recomendo esse livro para aqueles que adoram um bom romance que te marque e te faça refletir.
 Já está na estante como livro favorito.

10 comentários:

  1. ai eu adoroo livro assim romanticos, é uma das tags preferidas ^^

    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi

    Quero muito ler esse livro. Adoro romances e esse está me 'chamando' faz bastante tempo! Pena que a lista de leitura já está enorme...

    Gabi

    ResponderExcluir
  3. Oiie, adorei a resenha... Ótimo romance, do jeito que eu gosto.
    Adorei *-*


    Beijoos, Barbara Sá.
    Acabo de Resenhar Pacto Secreto, venha conferir :)
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/2012/06/ta-na-estante-pacto-secreto.html

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha, show de bola! Eu tenho esse livro,porém não me senti disposta a le-lo.Tenho lido tantos romances ultimamente. Adoro livros que retratem a londres antiga,talvez eu leia por esse motivo.
    Te espero no meu blog.Boa Semana.

    Mariana - World of Tori Vega.
    @mariworldoft_

    ResponderExcluir
  5. Olá. flor!
    Você me convidou para visistar seu blog e aqui estou eu.
    Parabens pelo designe do blog e pela resenha viu?
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu necessito ler esse livro, são tantas resenhas positivas que só faz aumentar minha vontade ^^
    Beijos.
    Amei aqui ^^

    ResponderExcluir
  7. Eu comprei esse livro no final de semana e não vejo a hora de ler. Amo cartas e isso foi o que mais me chamou a atenção. Apesar de não ser muito fã de histórias sobre casos extraconjugais, vou tentar dar uma chance para A Última Carta de Amor.
    Sua resenha ficou linda! ^^
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela resenha, só me deixou mais afim de ler este livro.


    Bjos
    Cida
    http://www.moonlightbooks.net/

    ResponderExcluir
  9. A história parece uma graça e essa capa de carta é linda!


    www.eulieagora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Sua resenha está linda novamente!! Vc ganhou uma fã!!

    Fui comprar este livro no final de semana, mas tá muito caro. Vou deixar pra comprar na Beinal!! Até lá vou só curtir sua resenha mesmo!!!

    Bjkas

    Alessandra Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe um comentário!